sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Evangelização de Juniores

A evangelização infanto-juvenil é uma necessidade urgente. Enquanto muitas igrejas dormem, suas crianças, juniores e adolescentes são entretidos com a televisão e a internet – e não é para ver programas religiosos ou aprender sobre Jesus. Os pais acreditam que a igreja é a solução, mas a igreja espera que os pais tenham feito sua parte… Enquanto isso, nossos pequenos jovens esperam, e esperam, e esperam… Para quem percebe a necessidade e quer evangelizar sem perda de tempo, sugiro um programa para evangelização de juniores, baseado na história de Zaqueu. Este programa foi escrito por Rawderson Rangel, pastor e escritor, com larga experiência no pastoreio de crianças.

Que Deus a cada um abençoe!
Jesus, o amigo
Este programa apresenta uma forma de se aproximar dos juniores e mostrar Jesus como amigo.
Esta mensagem ilustra o encontro que Jesus teve com Zaqueu em Jericó, narrada em Lucas 19.1-10. A história pode ser dividida em cinco partes: I. Jesus, o amigo que vê (19.5); II. Jesus, o amigo que fala (19.5); III. Jesus, o amigo que está perto (19.7); IV. Jesus, o amigo que ouve (19.8); V. Jesus, o amigo que salva (19.9, 10).
Preparativos: Leia a história narrada várias vezes até se familiarizar com ela; prepare uma mão de cartolina um pouco maior que a sua e coloque atrás dela uma tira de cartolina que servirá de apoio para que essa mão fique presa na palma da sua mão. No meio da palma da mão de cartolina, escreva: “Jesus, o amigo que…”. No dedo polegar, escreva: “vê”; no dedo indicador, escreva: “fala”; no dedo médio, escreva: “está perto”; no dedo anelar: “ouve” e, por último, no dedo mínimo, a palavra: ”salva”. Providencie uma mão de cartolina igual a sua para que seja distribuída no final da mensagem a fim de incentivá-los a contar a história de Jesus.
Se possível, que tal um convite para os juniores? Ele poderia ser feito no formato de uma mão, informando a hora, o local, etc. Assim, de alguma forma, o convite já será relacionado com a mensagem.
Como vai estar o lugar onde você vai contar a história? Organize com antecedência as cadeiras e mesas para que o ambiente sugira um comportamento adequado ao momento. Os juniores, você sabe, têm muita energia. Procure deixá-los ocupados.
Não se esqueça de orar. Peça a Deus a direção do Espírito Santo para que a mensagem chegue em cada coração.
A história poderá ser assim…
Introdução:
Comece falando sobre amizade. Pergunte aos ouvintes se eles têm algum amigo. Deixe-os falar por pouco tempo, valorizando a amizade. Não deixe que eles apresentem aspectos negativos, procure incentivar a relacionarem aspectos positivos. Pergunte: “-Quem é o seu melhor amigo? Eu quero lhe apresentar um amigo, e tenho certeza que você irá querer ter esse amigo também”.
Desenvolvimento:
Conte a história do encontro de Jesus com Zaqueu, utilizando a mão preparada anteriormente, enfatizando cada ponto de cada dedo. É importante repetir a frase que está na palma da mão: “Jesus, o amigo que…”
ConclusãoTermine a história recapitulando brevemente cada ponto citado. Enfatize o dedo mínimo que é: “Jesus, o amigo que… salva”.  Você poderá utilizar versos bíblicos como Romanos 3.23 e 6.23 para reforçar a necessidade de entregar a vida a Jesus. Pergunte: “Quem gostaria de ter o amigo Jesus?” Ore com todos e destaque os que entregaram a vida a Jesus na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário